sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Por que Enea campeão ?



 Em 1960, Verdão deu show de bola no Pacaembu !


A Taça Brasil de 1960 marcou o início de uma grande década para o Verdão. Campeão paulista de 1959, o time garantiu vaga direto nas semifinais do torneio, quando enfrentou o Fluminense de Telê Santana, um jogador diferenciado na época e um dos primeiros pontas no futebol brasileiro a voltar para marcar.


Na foto, O ponta-esquerda Romeira disputa a bola com um zagueiro do Fortaleza

O Tricolor carioca vinha embalado por ter eliminado Cruzeiro e Grêmio. Depois de empatarem sem gols no jogo de ida no Estádio do Pacaembu, em 9 de novembro, Palmeiras e Fluminense decidiram a vaga na final no Maracanã no dia 16 daquele mês. O jogo foi duríssimo. A torcida tricolor compareceu em peso – mais de 50 mil torcedores – e o Verdão venceu por 1 a 0, gol de Humberto Tozzi aos 44 minutos do segundo tempo.

A classificação para a final serviu como um consolo para o time que não fazia um bom Paulistão (o Palmeiras terminou o Estadual em quarto lugar atrás de Santos, Portuguesa e Corinthians).

Garantido na final, o Verdão teve de esperar uma semana para conhecer o seu adversário, que sairia do confronto entre Fortaleza e Santa Cruz. Os cearenses levaram a melhor. E chegaram à final empolgados pela boa campanha. Invictos, haviam eliminado ABC, Moto Club e Bahia, dono do primeiro título da Taça Brasil, além do próprio Santa Cruz.

Na decisão, no entanto, teriam pela frente o poderoso time do Palmeiras. Valdir, Djalma Santos, Humberto Tozzi e Julinho Botelho estavam em todas as listas de melhores jogadores do País da época. A aposta do Fortaleza era em Bececê, artilheiro do torneio. Mas ele não foi páreo para o Verdão, que ganhou por 3 a 1 o primeiro jogo em 22 de dezembro, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Mesmo assim, a atuação do atacante agradou aos dirigentes do Palmeiras e ele chegou em São Paulo para a decisão do dia 28 “virtualmente contratado” pelo Verdão. Um dia depois da final, Bececê foi ao Palestra Itália e concretizou sua transferência para o Alviverde.

Apesar do título, o técnico Oswaldo Brandão deixou o Palmeiras logo depois do jogo por desentendimento com a diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário